‘O PSUV está pronto para ir para megaeleições e vencê-la, sabemos como ganhar-las e defendê-las’, destacou o líder socialista em um discurso na televisão.
Ele afirmou que a força política apresentou uma plataforma que será discutida em todos os estados para consultar a população sobre as propostas estabelecidas no regulamento, que será anunciado na próxima segunda-feira em face de uma eleição primária, dentro da organização.
Cabello, indicou que o mecanismo que será implementado para o processo eleitoral regional é o mais democrático possível, pois vai garantir que os candidatos possam ser apresentados em igualdade de condições, que serão escolhidos pela militância, até se ter os escolhidos para o processo eleitoral.
O diretório do PSUV, chefiada pelo seu presidente Nicolás Maduro, destacou, tendo em vista que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) fixou a data das eleições, em usar as primárias como o método ideal para permitir que os líderes regionais concorram como possíveis candidatos a fim de dar maior participação.
Por seu lado, a CNE anunciou na semana passada o calendário de preparativos para a realização, a partir de 1 de Junho, de uma jornada especial de registro e atualização da lista de eleitores, que terá a duração de 45 dias.
Igualmente, aprovou o regime especial do sistema eleitoral de votação, no qual serão eleitos os 23 governadores, 335 prefeitos e os membros dos conselhos legislativos e das câmaras municipais.
De acordo com o regulamento, 60% dos legisladores regionais e municipais serão eleitos por representação proporcional, de acordo com os votos obtidos por cada partido, e o restante de forma nominal.
oda / ycv / cm