Segundo o Instituto Cubano de Amizade com os Povos (Icap), os participantes farão desfiles de carros, motos, caminhadas, comícios e diversas iniciativas com bandeiras e estandartes cubanos para exigir a Washington, o fim do cerco.
Segundo a nota, na Europa a Associação de Amizade Berlim-Cuba organizou para hoje um passeio de bicicleta da embaixada da ilha à sede diplomática dos Estados Unidos.
Na Itália, as ações serão realizadas em cerca de 30 cidades; Em Paris, França, amigos de Cuba participarão de várias iniciativas, enquanto ativistas espanhóis farão comícios e numerosas manifestações, disse Icap.
Uma caravana também está prevista para este sábado em Auckland, na Nova Zelândia, e outra amanhã em Brisbane, na Austrália.
As principais atividades acontecerão neste domingo em dezenas de cidades, inclusive nos Estados Unidos, onde projetos como Puentes de Amor, do cubano-americano Carlos Lazo, lideram o movimento de solidariedade à ilha.
Icap destacou que, além dos eventos e passeios, as redes sociais terão um papel central, como aconteceu nas duas edições anteriores (março-abril) dessas caravanas.
Estes eventos fazem parte da campanha internacional para acabar com o bloqueio que culminará no dia 23 de junho, quando Cuba voltará a apresentar às Nações Unidas a resolução contra este cerco econômico.
No México, Panamá, El Salvador, Nicarágua, Argentina, Equador, República Dominicana e outras nações latino-americanas e caribenhas, ações presenciais e virtuais também foram anunciadas para hoje e amanhã.
De acordo com relatórios de comitês de solidariedade no Chile, começaram ontem em algumas cidades daquele país manifestações a favor do levantamento do cerco contra a maior das Antilhas.
‘Também nesta sexta-feira aconteceram caravanas de bicicletas na Turquia em Istambul, Izmir e Ancara, este último lugar onde os ativistas participaram de um comício no Anitpark e de um desfile de bicicleta para a Biblioteca Nacional’, diz a informação do Icap.
Em março passado, durante a primeira atividade do gênero em nível internacional, houve manifestações de solidariedade em cem cidades em mais de 60 países.
Em Cuba, convocaram uma corrida contra o bloqueio dos Estados Unidos na baía de Jagua, no centro do país, para este domingo.
Por meio de suas contas no Twitter sob as hashtags #CubavsBloqueo e #RegataContraBloqueo, integrantes da União de Jovens Comunistas da província de Cienfuegos solicitaram a participação no evento.
msm / idm / hb