De 1ú de julho a 1ú de agosto, a cidade real de Versalhes, localizada perto desta capital, receberá 37 concertos como parte do festival ‘Idéal au potager du Roi’, no qual o premiado ator Depardieu e as atrizes Ardant e Bruni, esta última uma antiga modelo e primeira dama, se apresentarão.
Em uma declaração, o diretor artístico do projeto, Jean-Paul Scarpitta, considerou o evento uma oportunidade para que figuras culturais estabelecidas compartilhassem o palco com jovens privados de mostrar seu talento durante meses, como resultado da pandemia da Covid-19.
A música em suas diversas manifestações representa um benefício moral, uma pausa em meio à agitação universal, enfatizou.
Acompanhado ao piano por Gérard Daguerre, Depardieu apresentará Bárbara em 1ú de julho, Bruni em 3 de julho e Ardant em 29 de julho no King’s Orchard, o jardim criado por Jean-Baptiste de La Quintinie no Palácio de Versalhes para fornecer frutas e verduras para a corte de Luís XIV.
Sopranos Sonia Yoncheva (Bulgária) e Patricia Petibon (França), os violinistas Valeriy Sokolov (Ucrânia), Gérard Caussé (França) e Renaud Capuçon (França), e os pianistas David Fray (França) e Nicolas Angelich (EUA) também estão no programa.
jcm/wmr/bm