Todas as votações para selecionar os candidatos do partido para as eleições de setembro terminarão neste domingo às 20h00, horário local, informou o serviço de imprensa da Rússia Unida.
Mais de 7,5 milhões de cidadãos russos se registraram para votar entre 19 de abril e 28 de maio, informou a agência de notícias TASS.
De acordo com Vyacheslav Sateev, chefe dos projetos de tecnologia da informação da Rússia unida, a votação eletrônica preliminar ocorreu sem nenhuma violação ou falha e até agora participaram 5 milhões de 935.666 pessoas.
Advertiu que a partir das 08h00 (horário local) deste domingo, a votação presencial ocorre para aqueles cidadãos que não podem fazê-lo eletronicamente por uma razão ou outra.
A Rússia Unida é o único partido no país que tem realizado votação preliminar para selecionar seus candidatos às eleições em vários níveis há 10 anos.
A participação nas primárias é obrigatória para ser incluída nas nomeações do partido, que foram realizadas entre 15 de março e 14 de maio.
Dos 85 assuntos federais da Rússia, em 43 a votação preliminar foi realizada apenas eletronicamente, enquanto nos outros 42 de forma mista (presencial e eletrônica).
Os resultados da votação preliminar devem ser anunciados até 1ú de junho. A lista de candidatos para as eleições será aprovada pelo congresso do partido em 19 de junho.
Com base nos resultados das primárias, os candidatos serão selecionados para as eleições regionais e municipais, que serão realizadas simultaneamente com a votação para a Duma (câmara baixa do parlamento) em 19 de setembro.
jcm/mml/bm