Os Ministros do Interior e das Relações Exteriores, o Procurador-Geral da República, a Controladoria Geral da República e o Ombudsman foram convocados para a audiência marcada para amanhã, terça-feira, 1ú de junho, às 14:00 horas, horário local.
De acordo com a citação, o Ministro do Interior Daniel Palacios será questionado sobre as violações dos direitos humanos pelas forças da lei e da ordem no contexto das manifestações que abalaram o país desde 28 de abril.
Também sobre as ações implementadas por essa pasta para assegurar o respeito aos direitos humanos, em particular ao protesto social, e sobre a implementação das estabelecidas no acordo de paz de 2016 para o diálogo social e a segurança para o exercício da política.
A Ministra das Relações Exteriores Marta Lucía Ramírez terá que responder sobre a posição do governo do Presidente Iván Duque em relação à condenação global da repressão violenta das manifestações, bem como sobre o não cumprimento dos estatutos internacionais que sancionam este e outros comportamentos.
Também sobre o uso de dados relativos a violações de direitos humanos perante a comunidade internacional, que diferem muito daqueles coletados no terreno por organizações não governamentais, participantes das manifestações e outras instituições da sociedade civil.
Segundo o Instituto para o Desenvolvimento e Estudos de Paz, em pouco mais de um mês de protestos, quase 70 colombianos perderam a vida como resultado do uso da força pelas forças uniformizadas, um número ao qual acrescentam os milhares de feridos e detenções arbitrárias, entre outras violações.
mem/avs/bm