Nesse sentido, os senadores dessas bancadas assinaram uma declaração na qual expressaram que procurarão expandir tanto os valores e a duração da Renda Familiar de Emergência (IFE) quanto o bônus para ajudar as pequenas e médias empresas (PMEs).
Na quarta-feira passada, o Presidente Sebastián Piñera anunciou estas medidas, mas nos setores político e acadêmico, embora fossem consideradas superiores às anteriores, foram criticadas por serem inferiores ao que a oposição há muito pedia e por serem apenas um alívio temporário para as PMEs.
A presidenta do Senado, Yasna Provoste, uma das signatárias da declaração e que tomou uma posição muito crítica em relação ao Executivo, até mesmo advertiu que o IFE anunciou que não leva em conta o aumento das despesas familiares devido ao aumento dos preços no meio da pandemia.
Ele também advertiu que o governo planeja entregar esta renda por apenas três meses, quando deveria ser pelo menos até o final deste ano.
O texto dos parlamentares disse que eles procurarão dialogar com os sindicatos para chegar a um acordo sobre as melhorias necessárias para que os projetos governamentais de apoio aos pequenos e médios empresários sejam adequados.
Além disso, anuncia que as sessões das comissões do Senado que analisarão estas questões ‘serão transmitidas publicamente e com a participação de atores sociais (…), para que o país conheça claramente as posições do governo e da oposição’.
A declaração salienta que os projetos do governo não são suficientes para resolver os problemas enfrentados pelas famílias e PMEs chilenas por causa da crise, não melhoram a estratégia de saúde nem as formas de financiar as medidas anunciadas. Ele acrescenta que ‘o apoio real e eficaz às PMEs também é essencial, no âmbito de uma estratégia de recuperação econômica, começando com a recuperação do emprego’.
Ela também convida o governo ‘a ir ao Congresso para corrigir e melhorar os elementos essenciais dos projetos a fim de torná-los sustentáveis e não continuar confundindo a opinião pública com falsos debates muito distantes das necessidades das famílias’.
jf/rc/vmc