24 de February de 2025

NOTICIAS

Autoridades questionadas sobre repressão contra greve na Colômbia

Autoridades questionadas sobre repressão contra greve na Colômbia

Bogotá, 1 jun (Prensa Latina) O Ministro do Interior colombiano Daniel Palacios e a Ministra das Relações Exteriores Marta Lucia Ramirez prestarão contas hoje perante o Senado da República sobre os atos repressivos registrados contra a greve nacional.

A Controladoria Geral da República e o Defensor do Povo também foram convocados para a audiência marcada para as 14:00 horas, horário local.

De acordo com a citação, o Ministro do Interior Daniel Palacios será questionado sobre as violações dos direitos humanos pelas forças da lei e da ordem no contexto das manifestações que abalaram o país desde 28 de abril.

Ele também será questionado sobre as ações implementadas por essa pasta para garantir o respeito aos direitos humanos, particularmente o protesto social, e sobre a implementação das disposições do Acordo de Paz de 2016 para o diálogo social e a segurança para o exercício da política.

Por sua vez, a Ministra das Relações Exteriores Marta Lucía Ramírez terá que responder sobre a posição do governo do Presidente Iván Duque em relação à condenação global da repressão violenta das manifestações, e também sobre o não cumprimento dos estatutos internacionais que sancionam este e outros comportamentos.

Da mesma forma, a ministra será questionada sobre o uso de dados relativos a violações de direitos humanos perante a comunidade internacional, que diferem muito daqueles coletados no terreno por organizações não governamentais, participantes das manifestações e outras instituições da sociedade civil.

Desde o início das manifestações de 28 de abril, têm havido contínuas denúncias das ações violentas das forças uniformizadas e condenações deste comportamento, que levaram à morte de quase 70 colombianos.

Em mais de um mês de protestos, várias organizações de direitos humanos registraram, além das mortes, milhares de feridos, prisões arbitrárias, desaparecimentos e violações sexuais, todos atribuídos às ações dos fardados, especialmente membros do Esquadrão Móvel Anti-Manifestações.

jha/avs/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES