Entretanto, para evitar o contágio com o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, começará o ‘isolamento seletivo com distanciamento individual responsável’.
Esta nova fase durará até 1ú de setembro, de acordo com o decreto governamental 580 de 31 de maio de 2021.
‘Todas as pessoas que permanecem no território nacional devem cumprir os protocolos de biossegurança para reduzir a propagação da pandemia e reduzir a propagação da infecção’, explicou o responsável.
Ele advertiu que somente prefeitos em municípios e distritos com ocupação de Unidades de Cuidados Intensivos (UTI) acima de 85% podem restringir algumas atividades, áreas e zonas para o controle e gestão da pandemia.
Entretanto, eles devem ter o consentimento do Ministério da Saúde e Proteção Social e do Ministério do Interior, acrescentou ele.
Além disso, em nenhum município do país com ocupação de UTI acima de 85% pode ser permitido espaços ou atividades como eventos públicos ou privados envolvendo multidões de pessoas, boates e locais de dança.
Acrescenta que as entidades territoriais departamentais, distritais e municipais devem cumprir rigorosamente o Plano Nacional de Vacinação, que só pode ser modificado pelo Governo Nacional.
O decreto também permite o estabelecimento de arranjos alternativos de trabalho que incluem teletrabalho, trabalho remoto e trabalho a partir de casa, e aqueles que já estão vacinados podem optar por trabalhar pessoalmente, acrescenta o decreto.
O Ministério da Saúde colombiano informou na segunda-feira 23.117 novas infecções e 492 mortes por Covid-19, elevando o número total de mortes para 88.774 e 3.406.456 casos positivos desde o início da pandemia em março de 2020 até hoje. msm/otf/vmc