Em uma declaração, o porta-voz da empresa, Sikonathi Mantshantsha, explicou que o chamado ‘ajuste de carga’ está sendo realizado devido a novas falhas das unidades geradoras nas usinas geradoras de Kriel, Arnot, Majuba e Tutuka que ocorreram durante as últimas 24 horas.
Além disso, acrescentou no texto, devido a atrasos no retorno ao serviço das unidades nas usinas Duvha e Tutuka.
O período de cortes de energia, planejado por enquanto até amanhã, quarta-feira, também ajudará a repor as reservas de geração de emergência, que têm sido amplamente utilizadas durante as últimas três semanas para evitar interrupções no fornecimento de energia durante as horas do dia, acrescentou Mantshantsha.
Durante este período, explicou o porta-voz, uma unidade de geração em Kusile e Arnot voltou a funcionar. No entanto, isso não é suficiente para eliminar o desprendimento de carga durante o resto da semana.
As restrições de fornecimento de geração persistirão durante o período de alta demanda de inverno, anunciou a empresa, aumentando a probabilidade de mais descargas de carga.
As quedas, Mantshantsha detalhadas na declaração, totalizam atualmente 15.360 MegaWatts de capacidade, enquanto outros 1.580 MegaWatts estão indisponíveis devido à manutenção planejada.
Espera-se que algumas unidades de geração voltem a funcionar hoje à noite, o que ajudaria a aliviar a tensão.
Finalmente, a Eskom pediu ao público que reduzisse o uso de eletricidade para ajudar o país a superar essas limitações de capacidade on-line.
agp/mv/glmv