A proposta de emitir um forte sinal conjunto a este respeito foi apresentada na reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Lavrov observou que o número e a complexidade dos desafios atuais para a comunidade global e para o desenvolvimento sustentável do planeta estão aumentando.
Entre eles, citou as ameaças do terrorismo, o crime transnacional, inclusive na esfera digital, a mudança climática e o fosso cada vez maior entre ricos e pobres.
‘Estes problemas só podem ser resolvidos juntos’, disse ele, destacando o papel de liderança dos Brics na solução de desafios globais, como ‘um exemplo de verdadeiro multilateralismo, inclusivo, universal e não discriminatório’.
Lavrov reiterou a prontidão da Rússia em continuar prestando assistência à Índia na luta contra a Covid-19.
‘Somente através de esforços coletivos será possível superar a crise atual para o benefício dos povos de todos os países’, disse o diplomata russo, observando que a pandemia tem colocado os sistemas nacionais de saúde sob pressão.
Denunciou que, ao mesmo tempo, as tendências negativas nas relações internacionais se intensificaram, as possibilidades de conflito e os riscos de destruição do sistema de estabilidade estratégica aumentaram.
‘O egoísmo nacional, o desejo de dominar por qualquer meio e o descaso com os interesses de outros países minam os fundamentos do sistema multilateral criado após a Segunda Guerra Mundial, cuja pedra angular é o direito internacional’, enfatizou.
mem/mml/bm