Na madrugada desta terça-feira o alto comando escreveu uma mensagem na rede social Twitter informando do retorno dos oficiais, ‘neste momento, acompanhados por um excelente grupo de médicos militares, prestamos atendimento aos bravos patriotas, que, sendo sequestrados por grupos criminosos colombianos foram resgatados hoje no estado de Apure. Nada nos impede. ‘
Posteriormente, um comunicado do corpo militar explica que, por meio da operação conhecida como Águia Centenária, as tropas capturadas há um mês na área de fronteira de Apure durante uma incursão paramilitar foram resgatadas.
Recordou que estão a decorrer negociações com a participação da Cruz Vermelha Internacional e de outros mediadores a quem agradeceu a sua intervenção.
Da mesma forma, destacou a coragem e lealdade dos que participaram do resgate, e garantiu que ainda faltam outros dois militares, mas que continuam a procurá-los, bem como as operações de enfrentamento aos irregulares colombianos que por quase dois meses tentaram semear o terror nas zonas de fronteira com o país vizinho.
‘Repudiamos energicamente a mídia e as manipulações palangristas de formadores de opinião pública que tentaram politizar a violência representada por facções terroristas na fronteira colombiano-venezuelana e especificamente uma situação tão lamentável como esta’, disse o comunicado.
O alto comando militar venezuelano culmina o texto reafirmando o compromisso das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas e de todos os órgãos militares de manter a paz e a soberania da nação a qualquer custo, além de reafirmar sua lealdade ao Presidente Nicolás Maduro e ao Governo Bolivariano
mem/ycv/jcfl