Durante seu discurso na 13ª Reunião do Comitê Conjunto de Monitoramento Ministerial da OPEP+ (membros e convidados), que está sendo realizada nesta terça-feira praticamente desde Viena, Áustria, o ministro do petróleo reafirmou o compromisso desta nação sul-americana com a entidade econômica.
‘A Venezuela apoiará iniciativas destinadas a fortalecer os ajustes graduais de produção, de acordo com o espírito da Declaração de Cooperação da OPEP+, como único mecanismo possível para garantir uma maior e mais duradoura estabilidade no mercado petrolífero’, disse El Aissami.
Em sua conta no Twitter, o alto funcionário destacou os resultados da organização, que ele descreveu como extraordinários e assegurou que eles permitiam equilibrar o mercado mundial de energia diante dos desafios atuais.
Países da OPEP e de fora da OPEP estão participando da reunião para avaliar as ações do Comitê para consolidar o mercado mundial de hidrocarbonetos com base na união e cooperação entre as nações.
A videoconferência é liderada pelo Presidente do Comitê Conjunto de Monitoramento Ministerial e Ministro de Energia, Indústrias e Recursos Minerais da Arábia Saudita, Abdul Aziz Bin Salman Al Saud; e pelo Co-Presidente do Comitê e Ministro de Energia da Federação Russa, Alexander V. Novak.
Também participam o Secretário Geral do órgão, Mohammad Barkindo; e o Presidente da Conferência Ministerial e Ministro da Energia da Argélia, Abdelmadjid Attar.
Também estão presentes na reunião os chefes das delegações que compõem o Comitê composto pelos países da OPEP Argélia, Iraque, Kuwait, Nigéria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Nigéria, Venezuela e os Emirados Árabes Unidos.
mgt/ycv/bm