Através de seu relato oficial no Twitter, o chefe de Estado destacou que Raul Castro, irmão de sangue e ideias do líder histórico Fidel Castro e seu melhor discípulo, também é um criador excepcional na política.
Elogiou as contribuições do líder para o processo desenvolvido na ilha, para a ética revolucionária, para o trabalho do partido e para a melhoria do governo.
‘O trabalho realizado sob sua liderança à frente do país na última década é colossal. Seu legado de resistência diante das ameaças e agressões e na busca pela melhoria de nossa sociedade é paradigmático’, enfatizou Díaz-Canel em outro tweet.
Da mesma forma, ele assegurou que ‘quando a história que o precede é liderada por heróis, guia e símbolo de um povo extraordinário que derrotou um império, como Fidel e Raúl Castro, a continuidade é uma honra e um dever, mas também uma satisfação infinita’.
Raúl Castro nasceu em 3 de junho de 1931, na cidade de Birán, Holguín, na então província de Oriente.
Foi membro da chamada Geração Centenária, invadiu o Quartel Moncada em Santiago de Cuba em julho de 1953, e junto com Fidel Castro, iniciou a luta que culminou no triunfo de 1ú de janeiro de 1959.
Raúl Castro assumiu a liderança do país entre 2006 e 2018, em meio a uma situação difícil e durante a qual ele forjou consenso e promoveu mudanças estruturais e conceituais para atualizar o modelo econômico e social cubano.
A renegociação da dívida nacional, a modificação da Lei Migratória, as transformações no setor agrícola, a expansão das formas de gestão não estatal, a nova Lei de Investimento Estrangeiro e a criação da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel estavam entre os marcos promovidos pelo líder.
Da mesma forma, sob a liderança de Raúl Castro, ocorreu a libertação dos cinco combatentes antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos, bem como o processo de conversações e negociações para o restabelecimento das relações diplomáticas com Washington.
Além disso, ele foi primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba de 2011 até 2021, quando Miguel Díaz-Canel assumiu essa responsabilidade.
mem/cgc/bm