O secretário-geral da organização internacional, António Guterres, afirmou que o combate a este tipo de crime é fundamental para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e da promoção da paz e proteção dos direitos humanos.
O diplomata saudou a criação nesta quinta-feira da Rede Operacional Global de Autoridades de Execução da Lei Anticorrupção, Red GlobE, como um passo na direção certa.
A plataforma oferece canais para a troca segura de informações sobre casos específicos, legislação, inteligência e ferramentas anticorrupção.
Desde a última quarta-feira, representantes de vários países têm discutido maneiras de impedir o suborno, a lavagem de dinheiro, o abuso de poder, bem como as consequências negativas desses crimes frente a pandemia Covid-19.
Os participantes reconheceram o impacto da corrupção no acesso aos serviços básicos e observaram que ela também pode exacerbar a pobreza e a desigualdade.
Na reunião, o Presidente da Assembleia Geral, Volkan Bozkir, destacou que o crime financeiro transnacional e a corrupção são, infelizmente, comuns em nosso mundo interconectado e interdependente.
oda / avr / cm