A discussão dos especialistas europeus Ramon e Silvan Suercher orienta a análise do décimo dia sobre um assunto que, segundo os acadêmicos, é necessário no campo da cinematografia atual tanto na Europa quanto na América.
A programação do evento também propõe um intercâmbio com estudiosos peruanos sobre a soberania audiovisual a partir da experiência da Amazon Film School, que busca fortalecer sua identidade audiovisual.
O evento acontece este ano por meio do site digital elekran.com e seu foco principal na edição atual são as mulheres, seu trabalho diante e atrás das câmeras de diferentes perspectivas e manifestações.
Durante o evento, vão homenagear realizadores como Alice Guy, Adela Sequeyro, Matilde Saleny, María Isabel Sánchez-Concha, Kira Muratova e Nutsa Gogoberidze, que tiveram um percurso silencioso, mas memorável na sétima arte.
Segundo os organizadores, o tema adquire grande relevância hoje devido ao surgimento de reivindicações em defesa dos direitos das mulheres no campo das artes e, principalmente, na indústria audiovisual.
msm / yrv / fav