Segundo a Agência do Senado, a diretoria convocou Mauro Luiz Rabelo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação; Luiz Miguel Martins Garcia, presidente do Sindicato Nacional dos Diretores Municipais de Educação, e Vitor de Angelo, chefe do Conselho Nacional de Secretários de Educação.
Também são convocados Olavo Nogueira Filho, diretor executivo do Movimento Todos pela Educação, e Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.
A CPI também votará nesta segunda-feira sobre um pedido da Senadora Eliziane Gama para que o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declare a posição de seu ministério sobre a proposta de realização do torneio de futebol da Copa América no Brasil.
Gama exige de Queiroga um estudo técnico que justifique a realização do evento esportivo, programado para começar em 13 de junho em quatro estados brasileiros.
Ela também exige informações sobre o número de leitos da unidade de terapia intensiva (UTI) e as novas variantes do vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, identificado no Brasil.
Também exige estudos que relacionem o risco de novas infecções com a Copa América e os protocolos de saúde necessários para os jogos.
Na argumentação do pedido, a parlamentar lembra que a Copa América deste ano deveria ser realizada na Argentina, mas foi suspensa como resultado do agravamento da pandemia e da alta ocupação de leitos de UTI naquele país vizinho.
Ela salienta que a situação é ainda mais grave no Brasil: ‘Dezoito estados e o Distrito Federal têm uma taxa de ocupação de leitos de UTI de mais de 80%, o que coloca o sistema de saúde em alerta.
Para Gama, ao sediar a Copa América, o governo está se projetando ‘totalmente contra a ciência’ e contra as advertências feitas por Queiroga, que ‘mostrou preocupação com uma provável terceira onda de Covid-19 no Brasil’.
Instalada em 4 de maio e em sua sexta semana de testemunho, a CPI foi criada para investigar o desempenho do Poder Executivo diante do patógeno que até o momento reclamou 473.404 mortes e 16.947.062 infecções, e para supervisionar a aplicação dos recursos federais pelos estados e municípios.
mem/ocs/vmc