‘O oceano: vida e sustento’ é o tema deste ano de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de iniciar uma década de desafios para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, relacionado à conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos.
A Década das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável vai até 2030 e visa fortalecer a cooperação internacional para desenvolver a pesquisa científica e tecnologias inovadoras, que podem conectar a ciência do oceano com as necessidades da sociedade.
Segundo dados da ONU, eles produzem pelo menos 50% do oxigênio do planeta e constituem a principal fonte de proteína para mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo, daí a convocação que a cada ano busca maior conscientização para seus cuidados.
Estima-se que em 2030 haverá cerca de 40 milhões de trabalhadores marítimos.
O organismo multilateral confirmou o declínio de 90% das grandes populações de peixes, a destruição de 50% dos recifes de coral e outros danos irreversíveis causados pelo homem.
‘Devemos construir uma conexão com o oceano que seja inclusiva, inovadora e baseada nas lições do passado’, disse o comunicado da ONU por ocasião do aniversário instituído desde 2009.
jha/nmr/jcfl