5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Irã duvida da honestidade dos EUA

Irã duvida da honestidade dos EUA

Teerã 8 Jun (Prensa Latina) O Irã expressou hoje dúvidas sobre a honestidade dos Estados Unidos em relação ao seu retorno ao Plano Integral de Ação Conjunta (PIAC) ou acordo nuclear.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Yavad Zarif, assinou nas redes sociais que não confia na vontade dos EUA de aderir ao pacto multilateral, do qual saiu em maio de 2018.

‘Ainda não está claro se o presidente dos Estados Unidos (Joe Biden) e seu secretário de Estado, Anthony Blinken, estão dispostos a abandonar a política de’ pressão máxima ‘ordenada por Donald Trump e Mike Pompeo’, disse ele.

E também não vão abandonar o terrorismo econômico como uma alavanca para negociar, acrescentou.

Zarif respondeu desta forma a Blinken, que expôs a atitude do Irã em relação ao PIAC.

Segundo o chefe da diplomacia dos EUA, ele não tinha certeza sobre a intenção de Teerã de retomar integralmente seus compromissos com o consentimento assinado em 2015.

‘O Irã está comprometido com o acordo nuclear. Basta Blinken para ler o parágrafo 36 do tratado’, acrescentou Zarif. Em Viena, na Áustria, estão em andamento negociações para colocar o PIAC nos trilhos, que contempla o retorno americano ao seio.

Após sua saída, os Estados Unidos reimpuseram todas as sanções levantadas sob o acordo e lançaram uma campanha de ‘pressão máxima’ para impor outro pacto e destruir a economia iraniana.

A República Islâmica respondeu com a máxima resistência, disseram seus líderes, e começou a cortar gradativamente suas obrigações nucleares, mas sem abandonar o PIAC.

As medidas adotadas por Teerã estão incluídas nos artigos 26 e 36 do tratado, na medida em que permitem que os signatários tomem decisões corretivas no caso de outra pessoa não cumprir as disposições.

Em todo caso, o violador do PIAC são os Estados Unidos, alega o Irã, e somente depois que as medidas coercivas forem eliminadas e

verificadas, disseram suas autoridades, a República Islâmica retornará ao que foi acordado.

jha/arc/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES