Uma reportagem especial do canal CGTN sobre o assunto revelou que nas últimas horas os animais entraram em uma cidade periférica de Kunming, entraram em várias casas em busca de comida e água e destruíram muitas plantações.
As imagens também mostraram o rastro de destruição em paredes, cabos elétricos e outros bens materiais.
O governo Kunming, com 8,46 milhões de habitantes, está em alerta máximo desde o início deste mês para garantir a segurança pública enquanto os paquidermes cruzam o território.
Até o momento não houve vítimas, a manada segue rumo ao norte e se aproxima cada vez mais do centro daquela cidade, a capital de Yunnan.
Um contingente de 675 trabalhadores de emergência, 62 veículos e 12 drones monitoram o deslocamento em tempo integral, enquanto os moradores do local deixaram 10 toneladas de alimentos na estrada para evitar que os elefantes atacassem a população.
A equipe está pronta para prosseguir com qualquer contingência e evacuar o público.
O rebanho partiu em abril passado de uma reserva em Yunnan e viajou 500 quilômetros de distância.
As autoridades provinciais pretendem persuadi-los a regressar ao seu habitat original, mas os especialistas consideram improvável porque estão longe e sugerem encaminhá-los para outro local com condições adequadas para se estabelecerem.
msm/ano/jcfl