Em um tour que também o levará à Costa Rica, Sanchez chegará nesta noite a Buenos Aires e amanhã realizará uma intensa agenda de um dia que incluirá uma reunião na Casa Rosada com o Presidente Alberto Fernandez, onde será assinado um acordo entre os dois países.
Será a segunda vez que Fernandez e Sanchez se encontrarão pessoalmente neste ano após a visita do presidente argentino a Madri em maio passado; enquanto isso, para o presidente espanhol será sua segunda estadia em Buenos Aires, onde ele viajou há dois anos e meio para participar da Cúpula do G20.
Segundo a Télam, espera-se que áreas estratégicas como as energias renováveis e as ‘parcerias público-privadas’ nas economias dos dois países estejam entre os temas a serem discutidos.
Após a reunião com Fernandez, os dois líderes devem fazer uma declaração conjunta no Museu do Bicentenário.
A agenda do chefe de governo espanhol também inclui reuniões com empresários e a comunidade espanhola que vive neste país do sul, o maior fora da Europa.
Além disso, ele visitará a antiga Escola de Mecânica da Marinha (ESMA), um dos maiores centros clandestinos durante a última ditadura militar (1976-1983), hoje o Museu da Memória.
A Argentina é o terceiro destino das exportações espanholas na América Latina, enquanto mais de 300 empresas espanholas têm presença nesta terra do sul.
msm/may/vmc