O Movimento Estatal de Solidariedade com Cuba (MESC) anunciou hoje que até hoje foram arrecadados na Espanha 215.785 euros para a compra de 2.589.430 seringas para a campanha cubana de vacinação contra a Covid-19.
A Sodepaz (Solidariedade para o Desenvolvimento e a Paz), principal promotora da iniciativa, frisou que a meta final do MESC até 23 junho, é atingir a cifra de três milhões desses equipamentos sanitários dentro de uma campanha denominada ‘Bloqueios matam, sua solidariedade salva vidas ‘.
Ao mesmo tempo, o MESC e a Federação das Associações de Moradores de Cuba na Espanha (Facre) afirmaram em comunicado conjunto que um pequeno grupo de direitistas do Parlamento Europeu está promovendo manobras contra Cuba.
‘Em linha com a política de Washington e em coordenação com os grupos extremistas da extrema direita cubano-americana, apresentará na Assembleia Plenária do Parlamento Europeu um ponto sobre a Situação Política e Direitos Humanos em Cuba, para conseguir uma condenação institucional contra a Ilha ‘, explicaram.
‘É uma nova tentativa de manipular a realidade cubana com um objetivo claro: diluir, obstruir e fazer fracassar o atual Acordo de Cooperação e Diálogo Político União Europeia-Cuba, que tanto irrita’, aqueles que desejam voltar ao fracassado Comum Posição da UE sobre Cuba.
Detalharam que a ideia dos eurodeputados de direita se dá antes da previsível vitória de Cuba, no dia 23 junho, na Assembleia Geral das Nações Unidas, numa nova condenação do cerco econômico, financeiro e comercial que sofre a ilha.
Também destacaram que mais de uma centena de organizações de solidariedade que apoiam a campanha ‘Desbloquear Cuba’ estão apresentando hoje uma carta à Comissão Europeia, solicitando um diálogo ativo com a Casa Branca, para o levantamento das sanções e o fim do bloqueio contra Cuba.
Além disso, cerca de 300 representantes da sociedade civil europeia apoiaram um pedido ao bloco comunitário para ativar oito medidas concretas de cooperação com a maior das Antilhas.
mem/ft/bj