5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Aumento de casos da Covid-19 continua nas Américas

Aumento de casos da Covid-19 continua nas Américas

Washington, 10 de jun (Prensa Latina) As infecções pelo vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, continuam aumentando hoje na maioria dos países da América Latina e do Caribe, alertou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPS).

‘As tendências são claras: em toda a região este ano foi pior do que o anterior. Em muitos lugares, as infecções são mais altas agora do que em qualquer outro momento durante esta pandemia’, alertou a Dra. Carissa Etienne, diretora da organização internacional de saúde.

Ela explicou que em Trindade e Tobago o maior aumento nas infecções e mortes foi no mês passado; enquanto no Haiti as hospitalizações colocam o suprimento de oxigênio à prova, e em países da América Central, como Panamá e Guatemala, um aumento de novos casos é relatado.

Estados sul-americanos como Argentina, Uruguai e Chile relataram aumento de infecções, e tanto o número de casos quanto de mortes aumentaram na Bolívia e na Colômbia nas duas semanas anteriores, mesmo neste último país os leitos das unidades de terapia intensiva estão quase chegando ao fim o limite de sua capacidade.

Em todo o continente, incluindo a América do Norte, houve quase 1,2 milhão de novos casos de Covid-19 na semana passada e mais de 34.000 mortes, de acordo com dados registrados.

Da mesma forma, quatro dos cinco países com maior número de mortes no mundo estão nas Américas.

Apesar de o número de leitos hospitalares ter dobrado ou até triplicado em toda a região, a capacidade das unidades de terapia intensiva está no máximo, o oxigênio está acabando e o pessoal de saúde está sobrecarregado, lamentou o Diretor da OPS.

Por outro lado, destacou que o controle da Covid-19 na América Latina e no Caribe pode levar anos se a atual baixa taxa de vacinação continuar nesta região, já que em alguns países três por cento da população foi vacinada, enquanto em outros a porcentagem não chega a um.

Em sua opinião, ‘a desigualdade muitas vezes ditou quem tem direito à saúde’; neste caso, o fornecimento de vacinas concentra-se em poucos países, enquanto a maior parte do mundo aguarda a distribuição das doses.

Ela acrescentou que se as tendências atuais continuarem, as disparidades de saúde, sociais e econômicas na região aumentarão ainda mais, e pode levar anos até que este vírus possa ser controlado nas Américas.

A Dra. Etienne insistiu que os países da América Latina e do Caribe devem aderir a medidas comprovadas de saúde pública, como o uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e distanciamento social.

Ela também pediu sistemas de vigilância robustos apoiados por testes regulares e rastreamento de contato para controlar este vírus.

mem / rbp / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES