A mensagem dirigida ao seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, valoriza o significado histórico da instituição do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, bem como o estado das relações bilaterais, que, afirmou, avançam com crescente vitalidade para aprofundar a cooperação.
Segundo Lourenço, aquele estado europeu também se destaca por ser um destino acolhedor para pessoas de outras partes do mundo que atravessam o seu território e usufruem da diversidade cultural, expressa na língua portuguesa.
O fator idiomático, afirmou, ‘une-nos e incentiva a concretização dos nossos objetivos comuns’ no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Para a nação portuguesa, esta data lembra de forma especial o poeta e escritor Luís Vaz de Camões, falecido a 10 de junho de 1580.
Em 1910 foi instituído como Dia de Portugal para a implantação da República, mas em 1933 a ditadura de Antônio de Oliveira Salazar acrescentou o dia da corrida; então, em 1978, adquiriu o nome atual.
mem/mjm/jcfl