A reunião ocorrerá apenas dois dias após a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovar o uso do Bitcoin como moeda legal, e enquanto o governo negocia um empréstimo de US $ 1,3 bilhão com o FMI.
‘Quando coordenamos o encontro, tentei explicar que esta é uma grande mudança para o país, que é uma oportunidade e não mudará nossa macroeconomia’, disse Bukele em encontro virtual na rede social Twitter.
O chefe de Estado admitiu, porém, que terá de convencer o setor financeiro internacional dos benefícios da chamada Lei Bitcoin, aprovada pela maioria governante apenas três dias após a proposta de Bukele.
‘Teremos que dar explicações suficientes, mas tenho certeza que será bom para todos’, disse o presidente durante apresentação em inglês, realizada enquanto a Assembleia processava a aprovação do regulamento.
A eventual circulação do Bitcoin gera um misto de otimismo e ansiedade neste país centro-americano, onde 70% da população não tem conta em banco, mas quase a metade não tem acesso à Internet.
A nova lei estipula que o uso de Bitcoin será ‘irrestrito com poder libertador, ilimitado em qualquer transação e a qualquer título que pessoas físicas ou jurídicas públicas ou privadas exijam para realizar.’
mem / cmv / fav