Carámbula disse que o presidente Luis Lacalle Pou ‘perdeu uma grande oportunidade para um acordo nacional’ proposto para conter a propagação da doença que causou mais de 4.500 mortes aqui.
Em uma entrevista na televisão, ele disse que ‘somente apelando para a liberdade responsável podemos sair da pandemia’ em uma crítica ao lema do presidente.
Após ressaltar a importância da imunização, ele reiterou a necessidade de reduzir a mobilidade por um curto período de 21 dias para conter o contágio, como apontou o Grupo Consultivo Científico Honorário, entre outras recomendações rejeitadas pelo governo.
O Sistema Nacional de Emergência relatou 3.400 novos casos positivos de Covid-19 e outras 67 mortes, elevando o total para 4.816 até o momento.
O Uruguai lidera a lista de países com o maior número de infecções diárias por 100.000 habitantes e o maior número de mortes por milhão de habitantes.
Em janeiro, o pneumologista, ex-presidente da Administração Estatal de Serviços de Saúde (ASSE) e ex- parlamentar, apresentou ao presidente um grupo de propostas da Frente Ampla para reforçar a luta contra a propagação da doença viral, junto com a ajuda econômica e social aos setores vulneráveis, que também são negligenciados.
mem/hr/bm