O Ministro das Empresas Públicas Pravin Gordhan anunciou hoje que a Takatso deterá 51% das ações da SAA e o governo 49%. A companhia aérea terá seu domicílio legal na África do Sul.
O SAA foi colocado em resgate comercial em dezembro de 2019 e desde então nosso objetivo tem sido garantir uma companhia aérea viável e competitiva, explicou Gordhan.
O objetivo da parceria, acrescentou ele, é uma companhia aérea nacional viável e escalável por direito próprio. O SAA começará a construir parcerias dentro do continente. Com relação aos pilotos, Gordhan disse que o consórcio dará prioridade ao treinamento e promoção de pilotos negros e mulheres como parte de uma equipe não-racial.
Gidon Novick, CEO do consórcio, disse que este poderia ser o melhor momento para lançar uma nova linha aérea ‘icônica e sustentável’.
A Harith General Partners é uma das principais gestoras de fundos pan-africanos para o desenvolvimento de infraestrutura em todo o continente. Tem seus escritórios principais em Johannesburg (África do Sul) e na Costa do Marfim.
A Global Aviation é uma empresa de transporte aéreo sediada em Gibraltar, África do Sul e Califórnia, EUA. Fundada em 2001, as aeronaves da Global Aviation voam para destinos no Norte, Centro e Sul da África, Oriente Médio e Europa.
mem/mv/bm