Organizado na Espanha pela Cadeira Vargas Llosa e pelo Centro de Cultura Contemporánea de Málaga La Térmica, o encontro acontecerá de 25 a 30 de outubro, com o objetivo de conectar a literatura latino-americana e europeia a cada ano.
De acordo com os gerentes do projeto, a cidade de Málaga será a sede da iniciativa por causa de sua tradição cultural diversificada, enquanto o Peru representará as nações latino-americanas como convidado de honra.
Embora existam vários eventos deste tipo no mundo, o Festival Escribidores será uma ponte de intercâmbio, que além de expor as novidades editoriais, fortalecerá os laços de amizade entre as duas regiões.
O evento também visa destacar a importância do espanhol como uma das grandes línguas veiculares do mundo, que reúne significados, americanismos e outras variações assumidas por mais de 500 milhões de pessoas de diferentes países.
O programa do evento inclui a retransmissão das plataformas virtuais das mesas de trabalho, reuniões on-line, workshops, concertos musicais e palestras de autores das cozinhas para apresentar os pratos típicos de seu país.
O festival também concederá o Prêmio Escritores, cujo primeiro vencedor será o escritor peruano Alfredo Bryce Echenique, enquanto os participantes discutirão a crise de saúde causada pela Covid-19, política, compromisso social, novas tecnologias, migração e censura.
mem/lbl/bm