O Ministério do Turismo e Esportes da Nação especificou que isto faz parte da prioridade que esta carteira atribui àqueles que representarão esta nação do sul neste evento de relevância global.
Após um acordo assinado com o Ente Nacional de Alto Rendimiento Deportivo (Enard), o incentivo econômico proporcionará um extraordinário reconhecimento econômico aos atletas, treinadores e treinadoras que participarão dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em Tóquio com 150 mil pesos por pessoa (cerca de 1.500 dólares) à taxa de câmbio atual.
‘Nossos atletas olímpicos e paraolímpicos nos deixam orgulhosos e sabemos que o Estado os tem negligenciado nos últimos anos. É por isso que acreditamos que eles merecem um reconhecimento histórico e temos deixado isso claro desde o início da administração’, disse o Ministro Matías Lammens.
Da mesma forma, o funcionário disse que o esporte voltou a ser uma política de Estado, na qual os atletas são os protagonistas. É por isso que continuaremos a apoiar seu esforço e dedicação, que são um exemplo para o país, disse ele.
Por sua vez, o presidente do Enard, Gerardo Werthein, salientou que este instituto foi criado para estar sempre com os atletas e este é um momento em que, além dos discursos, gestos concretos nos representam.
Os Jogos Olímpicos serão realizados de 23 de julho a 8 de agosto e os Paraolímpicos de 24 de agosto a 5 de setembro.
mgt/may/bm