A esquadra azurri vem para o duelo sem perder um jogo desde 2018 e sem gols sofridos em 2021, mas nesta sexta-feira terá um rival difícil para estrear com uma vitória na disputa continental.
Na última apresentação, um amistoso frente à República Tcheca, os homens de Roberto Mancini marcaram quatro gols, em um jogo ofensivo comandado por Lorenzo Insigne, Ciro Immobile e Domenico Berardi.
Mancini deveria ter incluído o meio-campista da Fiorentina, Gaetano Castrovilli, na convocação do lesionado Lorenzo Pellegrini (Roma).
Quanto à estreia frente à Turquia, o treinador italiano considerou que ‘vai ser um jogo difícil’ em que ‘vai haver pressão por se tratar da partida de abertura do torneio.
O capitão azurro, Giorgio Chiellini, vai dividir com Alessandro Florenzi, Leonardo Bonucci e Leonardo Spinazzola a defesa que guarda o goleiro Gianluigi Donnarumma.
A escalação restante será a mesma da primeira metade da vitória por 4 a 0 sobre a República Tcheca no amistoso de 4 de junho em Bolonha.
Nicoló Barella, Jorge Luiz Frello ‘Jorginho’ e Manuel Locatelli vão jogar no meio-campo, enquanto Berardi, Immobile e Insigne vão integrar o ataque.
O técnico da seleção turca, Senol Gunes, já avisou que não vai à capital italiana com a esperança de arrancar um ponto porque aspira ver seu time jogar com estilo e, se fizer tudo bem, podem dar uma grande surpresa na primeira partida.
‘Com a Itália vai ser difícil, conhecemos a sua força, mas também as suas fraquezas’, reconheceu Gunes, que vai apostar no seu goleador Burak Yilmaz em um confronto que estima que será ‘pegado, bonito e com demonstrações de fair play’.
‘Não somos favoritos neste grupo, mas gostaria de jogar a final deste torneio contra a Itália’, acrescentou o treinador da Turquia, líder do grupo G das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo do Catar de 2022 com sete pontos, dois a menos do que os discípulos de Mancini.
Itália e Turquia compartilham a chave A da Eurocopa, chave completada com País de Gales e Suíça, times que se enfrentarão em Baku amanhã. Os italianos são favoritos para avançar e a segunda colocação seria disputada entre turcos e suíços.
Possíveis escalações:
-Itália: Gianluigi Donnarumma; Alessandro Florenzi, Leonardo Bonucci, Giorgio Chiellini, Leonardo Spinazzola; Nicolo Barella, Jorginho, Manuel Locatelli; Domenico Berardi, Ciro Immobile e Lorenzo Insigne..
-Turquia: Ugurcan CakÄñr; Zeki Celik, Merih Demiral, Caglar Soyuncu, Umut Meras; Okay Yokuslu, Ozan Tufan, Hakan Calhanoglu, Cengiz Under, Kenan e Burak Yilmaz.
oda / am / cm