A Colômbia e o Equador fecham a jornada de abertura com um duelo na Arena Pantanal, na cidade de Cuiabá, no estado de Mato Grosso (centro-oeste).
De acordo com a programação, as partidas serão disputadas em quatro cidades: Brasília, Rio de Janeiro, Cuiabá e Goiânia. O formato do campeonato prevê que oito equipes dos dois grupos (A e B) se classifiquem para as quartas de final.
A final será disputada no lendário estádio do Maracanã, no Rio, no dia 10 de julho.
Além das quatro seleções citadas que jogam neste domingo, participam Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
Apesar da pandemia de Covid-19, esta edição foi aprovada pelo Conselho da Confederação Sul-Americana do Esporte (Conmebol), que argumentou que tinha como objetivo chegar com seleções experientes, competitivas e bem preparadas à Copa do Mundo de 2022 do Catar.
As seleções sul-americanas só podem aspirar à glória esportiva mundial se aumentarem o número de competições altamente exigentes, justificam os defensores de segurar a taça sob uma grave crise de saúde causada pelo patógeno.
Por coincidência, a seleção venezuelana convocou mais 15 jogadores após ter 12 casos de contágio do vírus em sua delegação que contestará a lista.
Em coletiva de imprensa, o técnico José Peseiro reconheceu ontem à noite que as ausências atrapalham os planos de Vinotinto de enfrentar o Brasil.
‘Não treinamos. Estávamos isolados, esperando as provas para poder treinar. Amanhã (neste domingo) jogaremos com 11 que nunca competiram ou treinaram juntos’, disse Peseiro.
Em sua avaliação, o treinador lamentou que o surto do Covid-19 tenha ocorrido pouco antes do confronto contra o Brasil, o melhor time do continente e um dos melhores do mundo.
Os anfitriões ‘estão aqui para ganhar, mas não queremos perder. Vamos ter de fazer muitos sacrifícios e trabalhar muito para podermos enfrentar um adversário muito forte’, admitiu.
Uma pesquisa revelou na sexta-feira que 61 por cento dos brasileiros rejeitaram a celebração da Copa América no país devido à calamidade sanitária que enfrentam.
A pesquisa do Instituto IDEA, publicada pelo portal Exame, indicou ainda que 24 por cento dos consultados aprovaram a realização do torneio desportivo em território nacional e 16 disseram não saber.
Inicialmente, a competição estava programada para ser realizada na Colômbia e na Argentina, mas surpreendentemente foi transferida para o gigante sul-americano no último momento devido ao surto social na primeira nação e o agravamento da pandemia na segunda.
jcm/ocs/jcfl/cvl