Graças a um acordo de colaboração entre o evento e instituições portorriquenhas, as contribuições dessa comunidade caribenha à cultura nova-iorquina se tornarão visíveis por meio de exibições de filmes.
O Bronx e o Queens se tornam locais para a exibição dos filmes que compõem o programa Borough-to-Borough de Tribeca, focado em explorar questões de resiliência da comunidade e ativismo social.
Entre os filmes, destaca-se o curta de animação Cucarachita Martinaâ. Ös Musical Adventure, dirigido, animado e editado por Waldo Cabrera, e produzido pelo Center for Puerto Rican Studies do Hunter College.
Inspirado no primeiro livro ilustrado de Pura Beltré em 1932, o texto homenageia esse escritor que também foi o primeiro bibliotecário portorriquenho na cidade de Nova York.
Da mesma forma, será lançado o curta Takeover, de Emma Francis-Snyder, relacionado a um grupo de jovens ativistas de Porto Rico que em 1970 desencadeou um movimento em prol da atenção à saúde de pessoas vulneráveis.
Também se destaca o documentário Rita Moreno: Só uma garota que decidiu ir em frente, dirigido por Mariem Pérez Riera, sobre uma ativista pelos direitos da mulher que enfrenta os desafios de ser latina no competitivo mundo de Hollywood.
Completam a lista a coprodução colombiano-portorriquenha Perfume de Gardenias, de Macha Colón, e Landfall, de Cecilia Aldarondo, que representam a catástrofe do furacão Maria em Porto Rico em 2017.
Como parte das atividades do dia, será realizado o Desfile Nacional de Porto Rico, que pelo segundo ano consecutivo acontecerá em plataformas digitais devido às restrições do Covid-19.
jcm/yrv/jcfl/cvl