Depois de arrebatar o time invicto da forte Curaçao na noite passada no estádio Road Carew desta capital, os onze panamenhos, comandados pelo técnico espanhol-dinamarquês Thomas Christiansen, pretendem repetir a vitória com uma vantagem no placar na próxima terça-feira.
Contra todas as previsões, o panamenho ‘Sele’ dominou o campo na partida de sábado e manteve um jogo agressivo até os 80 minutos, após marcar dois gols e manter o rival a zero, mas este reagiu com a força de sempre e realizou um tanto de finalizações no gol oposto.
‘Um gosto agridoce’, definiu Christiansen o resultado final, que embora favorável havia a possibilidade real de o terminar por 2-0, mas numa análise do futuro imediato, o diretor técnico afirmou que este estilo de jogo do forte rival e seus resultados serviram para que seus pupilos ficassem alertas no próximo encontro.
‘Isso é futebol, quando você está ganhando de dois a zero, com aquele resultado eles têm que jogar, o que eles fizeram? Colocaram um ponta e fizeram um jogo direto, segundas jogadas de pivôs e, bom, eles são muito bons , mas também não chegaram muito claramente somente em duas ocasiões, em uma delas anotaram o gol ‘, afirmou.
Esta foi a quinta vitória consecutiva do Panamá nas eliminatórias regionais em que permanece invicto e antes do último jogo ocupava a nona posição na Concacaf e a 78ª no ranking da FIFA, enquanto seu adversário era o oitavo na região e 76ú no mundo.
O vencedor, a ser decidido na próxima terça-feira, no estádio Ergilio Hato, na cidade de Willemstad, Curaçao, entrará no octogonal, onde oito times farão três passes diretos para a Copa do Mundo da FIFA e mais uma vaga para as represcagens continentais.
De acordo com o regulamento, nesta eliminatória a duas mãos, a equipe que marcar mais gols nos dois jogos se classifica para a eliminatória seguinte e em caso de empate os marcados como visitantes contam o dobro.
Nas outras duas decisões desta segunda rodada eliminatória, El Salvador (vencedor do Grupo A) enfrentará São Cristóvão e Névis (Grupo F) e Canadá (Grupo B) enfrentará o Haiti (Grupo E).
Os três vencedores das posições em disputa jogam a final ao lado de México, Estados Unidos, Costa Rica, Jamaica e Honduras, que já se classificaram para ocupar as cinco primeiras colocações da Concacaf no ranking da FIFA.
jcm / orm / hb