O navio tem 567 toneladas de peso, 35 metros de comprimento e boca de 8,10 metros, e está equipado com dois motores, cada um com 750 cavalos de potência, além de tanques de combustível, cujas capacidades permitem navegar durante um mês sem interrupção, disse Jalil Bahlauán, capitão e proprietário do navio. Bahlauán sublinhou que os sírios foram ao longo da história os melhores na confecção de navios e as obras de construção dos navios demoraram quase oito meses, essencialmente devido às dificuldades de obtenção de materiais e às más condições técnicas do referido porto.
O lançamento do barco demorou quase um ano após a conclusão da fabricação, porque o porto não tinha os trilhos de deslizamento necessários e eles tiveram que ser fabricados localmente para facilitar a operação, explicou o capitão.
Acrescentou que se trata de um navio muito completo, com possibilidade de embarcar para qualquer porto do mundo e capaz de transportar qualquer tipo de mercadoria, bem como prestar serviço a outros navios em alto mar.
Segundo o governador de Tartus, Safuán Abu Sadaa, mais uma vez, os trabalhadores sírios mostram a capacidade de desafiar o bloqueio e sanções injustas e superar suas consequências.
Ele elogiou os grandes esforços para concluir a construção, apesar das dificuldades, e prometeu realizar todos os esforços necessários para construir cargueiros ainda maiores.
jcm / fm / hb