Por ocasião do Dia Mundial do Doador de Sangue, é reconhecida a solidariedade destas pessoas e a importante missão dos trabalhadores dos serviços que fornecem este tecido, como componentes essenciais de qualquer sistema de saúde.
Sob o tema Doar sangue para manter o mundo batendo, mais pessoas ao redor do mundo estão sendo chamadas este ano para realizar este ato humanitário regularmente e contribuir tanto para melhorar a saúde dos outros quanto para salvar vidas.
Esta ação torna possível realizar intervenções médicas e cirúrgicas complexas, além de sua importância no cuidado materno e infantil, gravidez e respostas de emergência a desastres naturais ou provocados pelo homem.
De acordo com a OMS, a necessidade de sangue é universal, mas o acesso para todos aqueles que precisam dele não é, e a escassez é particularmente aguda nos países em desenvolvimento.
É por isso que o órgão internacional de saúde está pedindo o acesso de todos aos tecidos, o que requer doadores voluntários e não remunerados em todo o mundo.
O Dia Mundial do Tecido deste ano se concentra principalmente no papel dos jovens para garantir um abastecimento seguro através de doações voluntárias e não remuneradas.
Eles representam uma grande parte da população e são muitas vezes altamente idealistas, entusiastas e criativos, diz o texto da OMS emitido para marcar o dia.
Durante a pandemia de Covid-19, apesar das restrições de mobilidade e outras dificuldades, os doadores em muitos países forneceram sangue e plasma para pacientes que precisavam de transfusões, dizem os especialistas.
Precisamente a OMS destaca este esforço extraordinário feito no contexto de uma crise sem precedentes, ao mesmo tempo em que sublinha a importância de que estas pessoas estejam bem organizadas e voluntariamente comprometidas.
O objetivo é aumentar a conscientização da necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros e da contribuição crucial dos doadores aos sistemas nacionais de saúde.
A data é também uma oportunidade para instar os governos e as autoridades sanitárias nacionais a fornecer recursos adequados e estabelecer os sistemas e a infraestrutura necessários.
jf/rbp/vmc