Segundo os organizadores da homenagem, os principais eventos serão no Monumento aos Heróis de Constanza, Maimon e Estero Hondo, no Centro de Heróis da capital.
As bandeiras da República Dominicana, Guatemala, Porto Rico, Estados Unidos, Espanha, Venezuela e Cuba, países de onde vieram os expedicionários que desembarcaram nesta nação, serão exibidas no monumento e haverá ofertas florais de diferentes organizações políticas e sociais e instituições públicas e privadas.
Por outro lado, à tarde, será dado um reconhecimento ao dominicano Brunilda Soñé, que desde muito jovem desempenhou um papel decisivo contra a ditadura de Rafael Leónidas Trujillo, e os eventos serão concluídos com uma gala cultural chamada El triunfo de la Luz.
A expedição militar internacional de 14 de junho, que chegou ao país com o objetivo de derrubar Trujillo, foi motivada por ideais de democracia, liberdade, unidade, soberania e paz, e naquele momento penetrou na consciência da população, dando lugar à mobilização nacional contra a ditadura.
npg/ema/bm/gdc