De acordo com a rede BBC, vários ministros do Gabinete concordam com a decisão de manter algumas limitações no contato social após 21 de junho.
Como parte do roteiro elaborado pelas autoridades, que começou em março passado com o retorno dos alunos às escolas e continuou com a reabertura de lojas, bares e restaurantes, foi planejado decretar o retorno à normalidade na próxima segunda-feira.
Falando aos repórteres no encerramento da Cúpula do Grupo dos Sete na Cornualha, Johnson admitiu que o aumento dos casos positivos de Covid-19 associados à variante Delta o deixou pessimista em relação ao ‘Dia da Liberdade’.
É claro que temos uma corrida entre as vacinas e o vírus, e as vacinas vão vencer, mas é uma questão de manter o ritmo, disse o líder conservador.
Alguns cientistas aconselham adiar o fim do bloqueio e manter as atuais limitações de capacidade em bares, restaurantes, cinemas e eventos esportivos por pelo menos mais quatro semanas para dar tempo para que mais pessoas completem o tratamento com as duas doses recomendadas.
Segundo especialistas, a variante do coronavírus SARS-CoV-2 detectado pela primeira vez na Índia é 60% mais contagiosa do que todas as linhagens predominantes no Reino Unido, incluindo a identificada em Kent, Inglaterra.
Acho claro que teremos uma terceira onda da doença, a questão aqui é até que ponto essas infecções vão se traduzir em internações hospitalares, disse Andrew Hayward, epidemiologista do University College London, que defendeu o adiamento do levantamento total das restrições.
As autoridades sanitárias relataram na semana passada 7.490 novos casos positivos de Covid-19 e oito mortes, elevando para 4.565.813 o número total de infecções desde o início da pandemia e 127.904 o número de mortes.
Até o momento, cerca de 29.800 pessoas, equivalente a 56,6% da população adulta britânica, receberam as duas doses de vacinas contra o vírus administradas no país.
O plano do governo é que até o final de julho todos os 53 milhões de adultos que vivem no Reino Unido terão tido a oportunidade de serem imunizados contra a Covid-19.
jf/nm/bm/gdc