O ciclo, denominado Roa Bastos entre o temporal e o eterno, comemora o 104ú aniversário do seu nascimento e reúne personalidades do campo jornalístico e literário a nível nacional, que partilharam anedotas e experiências com o Prémio Cervantes de Literatura.
Segundo os seus organizadores, a homenagem virtual deixa testemunho para as futuras gerações dos diferentes aspectos da sua vida e obra, enfrentados por intelectuais nacionais e estrangeiros, que conhecem a sua obra e tiveram a sua amizade e tratamento.
‘É um ciclo destinado a relembrar o escritor com contos de primeira mão que ficarão na Internet para consultas permanentes. Os temas abrangem uma ampla gama de sua obra. Sua vida, jornalismo, teatro, cinema, poesia, narrativa, o ensaio , ‘eles enfatizaram.
Acrescentaram que ‘sempre em seu trabalho há uma luz de esperança no futuro e especialmente nos jovens, aqueles jovens de hoje e de amanhã, para os quais essas obras são dirigidas por ilustres críticos e escritores da Espanha, Argentina, França e sua país nativo. ‘
O encontro, disponível para visualização nas plataformas digitais das duas instituições, reúne a filosofia e o humanismo que caracterizaram o autor de romances como Son of Man (1960) e Yo el Supremo (1974).
Entre os participantes, a reitora da Universidade Autônoma de Encarnación, Nadia Czeraniuk, juntamente com a escritora e promotora cultural Lourdes Espínola; a atriz e diretora do Centro Cultura de la Rivera, Clotilde Cabral, e o renomado escritor espanhol Rafael Soler.
agp/chm/jcfl