De acordo com o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), com 99,935% dos votos, Castillo está à frente de Fujimori por mais de 49 mil votos.
O candidato do Peru Libre tem 50,14 por cento dos votos válidos a seu favor, o que representa oito milhões 833 mil 185 votos; enquanto o candidato do Partido Popular Fuerza tem 49,86 pontos percentuais, cerca de oito milhões 784 mil votos.
Castillo é reconhecido como o vencedor virtual do segundo turno eleitoral presidencial porque, com apenas 0,065% dos registros a serem processados, é matematicamente impossível para Fujimori superar a diferença.
Essa certeza, provavelmente por dias, levou governos de alguns países, figuras políticas relevantes e organizações sociais e sindicais, a parabenizar Castillo, que garantiu que sua administração respeitará a democracia, a Constituição e trabalhará para alcançar os objetivos financeiros e econômicos estabilidade do país.
No entanto, os peruanos devem aguardar o andamento de todas as cédulas para que o ONPE declare o candidato de esquerda o vencedor oficial das eleições.
mgt/avs/jcfl