A posição sobre a Receita Federal (IRS) surgiu após um relatório ProPublica baseado nos registros fiscais confidenciais dos estadunidenses mais ricos.
Segundo o The Hill, os republicanos há muito não gostam da agência de cobrança de impostos, criticando a proposta do Presidente Joe Biden de dar à agência muito mais recursos.
‘Esta é uma quebra de confiança impressionante que deve ser de grande preocupação para os contribuintes’, disse o Deputado Kevin Brady (Texas), o principal republicano do Comitê de Meios e Procedimentos da Câmara, aos repórteres.
O congressista observou que espera levantar a questão da divulgação esta semana com a Secretária do Tesouro Janet Yellen, que está agendada para testemunhar em uma audiência anual sobre o orçamento do presidente.
ProPublica divulgou um relatório na terça-feira detalhando o quanto proeminentes bilionários estadunidenses como Jeff Bezos e Elon Musk pagaram pouco ou nenhum imposto de renda federal em certos anos.
O relatório divulgado revelou que os estadunidenses mais ricos pagavam pouco em impostos em comparação com seus ganhos de riqueza.
Esta questão foi um ponto delicado durante a administração do ex-presidente Donald Trump, que se recusou a revelar seus pagamentos de impostos, uma prática estabelecida, e que muitos de seus críticos sentiram que evadiu seus retornos para evitar acusações legais.
O Capitólio afirmou ainda que é ilegal para os funcionários federais divulgar informações de declaração de impostos sem autorização.
Funcionários da administração disseram que o assunto foi encaminhado a várias agências, incluindo os inspetores gerais do Departamento do Tesouro, o FBI e o procurador do Distrito de Colúmbia dos EUA.
Os republicanos estão usando o artigo ProPublica para intensificar suas críticas às propostas do Presidente Joe Biden de fornecer mais fundos para a Receita Federal para sua tarefa de exigir a coleta de informações adicionais privadas e pessoais dos estadunidenses comuns por meio de instituições financeiras.
A questão vem à tona enquanto os democratas pressionam para aumentar os impostos sobre os ricos e as corporações para pagar as propostas de infraestrutura de Biden, às quais os republicanos geralmente se opõem.
jf/lb/vmc/gdc