Em uma declaração, eles disseram que a vencedora do Oscar em 2005 com seu curta Wasp e vários prêmios em Cannes será acompanhada pelo diretor e produtor argelino Mounia Meddour, a atriz francesa Elsa Zylberstein, o cineasta argentino Daniel Burman e o ator e produtor estadunidense Michael Covino.
O único membro latino-americano do júri está classificado entre os principais cineastas argentinos de sua geração, com 11 filmes dirigidos e mais de 25 produzidos, incluindo os filmes El abrazo partido, vencedor do grande prêmio do Festival de Berlim 2004, e Diarios de motocicleta (co-produtor), que narra um período da vida de Ernesto Che Guevara.
No dia anterior, foi anunciado que o filme francês Onoda, 10.000 Noites na Selva, do diretor Arthur Harari, abrirá a seção Un Certain Regard em 7 de julho, que incluirá cerca de vinte filmes.
Esta seção colateral do Festival de Cannes, programada de 6 a 17 de julho na cidade paradisíaca da Riviera francesa, inclui obras como My Brothers and I, do francês Yohan Manca; Night of Fire, da mexicana Tatiana Huezo, e After Yang, do estadunidense Kogonada.
Os filmes em competição foram anunciados aqui há 11 dias, incluindo os dos diretores americanos Sean Penn (Flag Day) e Wes Anderson (The French Dispatch), do diretor holandês Paul Verhoeven (Benedetta), do diretor italiano Nanni Moretti (Tre Piani), do diretor russo Kirill Serebrennikov (Petrov’s Flu) e dos diretores franceses Jacques Audiard (Les Olympiades) e Leos Carax (Annette).
A composição do júri do Festival de Cannes, presidido pelo diretor, roteirista, produtor e ator americano Spike Lee, ainda é desconhecida.
O evento, um dos mais importantes do mundo da sétima arte, receberá uma homenagem à atriz, produtora e diretora estadunidense Jodie Foster, que receberá a Palma de Ouro no dia da abertura.
jha/wmr/vmc