Segundo o jornal Granma, trata-se de um produto voltado para a ventilação mecânica de emergência em pacientes adultos, e que aproveita a facilidade de utilização de bolsas de reanimação manual, destinadas à reanimação cardiopulmonar.
O Engenheiro de Telecomunicações do Cneuro, Ernesto Velarde e um dos envolvidos no projeto, disse que Pcuvente foi projetada para fornecer ventilação de emergência por períodos não superiores a 24 horas de trabalho ininterrupto.
Além disso, pode ser de grande ajuda em unidades de terapia intensiva, salas de recuperação e durante o transporte dentro ou fora de um hospital, detalhou.
O especialista destacou que, com um plano de fabricação de 250 unidades, essas ferramentas permitirão ao país caribenho maior capacidade de resposta aos pacientes que necessitam de ventilação controlada ou assistida.
‘Ao mesmo tempo, alivia o fardo de ter que usar para uma situação menos complexa outros equipamentos semelhantes que têm maior desempenho e são necessários para terapia intensiva’, disse.
O Centro Cubano de Neurociências projetou esses ventiladores em conjunto com outras instituições científicas da ilha e também está preparando a produção de ferramentas semelhantes, mas não invasivas.
mem/cdg/bj