O presidente russo chegará aqui amanhã diretamente de Moscou, enquanto sua delegação já pousou no aeroporto local Cointrin, composta por seu assessor presidencial para Assuntos Internacionais, Yuri Ushakov; o chanceler, Sergei Lavrov; e o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Riabkov.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, também chegou como parte da delegação russa; o Embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Anatoli Antonov, e o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valeri Gerasimov.
Para as discussões sobre os conflitos regionais, foram convidados o vice-chefe da Presidência russa, Dmitri Kozak, e o enviado especial de Putin para a solução do problema sírio, Alexandr Lavrentiev.
De acordo com os dados divulgados, as chegadas à cúpula dos dois presidentes estão marcadas para as 13h00 locais.
Os primeiros a chegar a Villa La Grange serão Putin e depois Biden, onde serão recebidos pelo presidente da Confederação Suíça, Guy Parmelin, para posteriormente posar para a foto do início da cúpula, que deve começar às 13h: 15 horas, hora local.
Esta primeira reunião em formato reduzido, na qual participarão apenas os presidentes Lavrov, Blinken e os tradutores, terá duração de pouco mais de uma hora e às 14h30 começará a primeira reunião em formato alargado com outros cinco membros cada das delegações.
Informou-se que uma segunda parte do encontro, com estrutura semelhante, terá continuidade às 16h15, hora local.
As autoridades russas não informaram se os líderes realizarão uma reunião sozinhos. ‘Tudo dependerá de como as negociações evoluirão’, disse Ushakov na terça-feira.
Soube-se que o presidente russo será o primeiro a dar sua opinião sobre a cúpula com a imprensa às 18 horas locais, já que depois fará um encontro bilateral com Parmelin e a delegação suíça antes de retornar a esta capital.
msm/mml/jcfl