Segundo reportagem do jornal Granma, o ventilador de emergência Pcuvente permitirá ao sistema de saúde cubano ter maior capacidade de resposta contra Covid-19 em situação crítica.
Este projeto, desenvolvido em menos de um ano pelo Centro Cubano de Neurociências (Cneuro) em conjunto com outras instituições, tem um plano de fabricação de 250 unidades, afirma a nota.
O presidente descreveu a iniciativa como mais uma conquista da ciência cubana, que também agrega cinco vacinas candidatas à imunização contra Covid-19, a produção de swabs e máscaras, ou as variantes aplicadas no tratamento da doença.
A iniciativa Cneuro é um produto para ventilação mecânica de emergência em pacientes adultos que aproveita a facilidade de uso de bolsas de reanimação manual, projetadas para reanimação cardiopulmonar, explica o engenheiro Ernesto Velarde, citado pelo Granma.
Esse equipamento, especificou ele, já obteve autorização para seu uso em salas de pós-operatório, e atualmente estamos imersos em um processo de certificação de que também pode ser utilizado em terapia intensiva.
Esses exames, acrescentou o especialista do Cneuro, são realizados com uma amostra de 35 pacientes em quatro hospitais da capital e, até o momento, os resultados são animadores.
mem/ebr/bj