PL tem uma longa história militante, da qual todos aprendemos e nos orgulhamos, garante uma mensagem enviada por Ghassan Ben Jeddou, chefe do canal com sede em Beirute, à Presidência da mídia cubana.
O texto reconhece a contribuição dos fundadores da instituição, em particular do Guerrilha Heróico Ernesto Che Guevara.
‘A Prensa Latina foi concebida desde o início como uma agência de informação do sul do mundo, com seus valores e princípios de libertação’, acrescenta.
A sua obra contrasta com as difíceis circunstâncias provocadas pelo injusto e desumano bloqueio imposto pelos Estados Unidos ao povo da ilha e pela política de intimidação e distorção que ameaça a sua Revolução, destaca.
Em 16 de junho de 1959, Prensa Latina nasceu no contexto do confronto entre a triunfante Revolução Cubana e as campanhas de desinformação dos monopólios midiáticos da época.
A agência iniciou seus trabalhos com um cunho latino-americanista e seu fundador e primeiro diretor, o jornalista argentino Jorge Ricardo Masetti, definiu sua linha editorial como ‘objetiva, mas não imparcial’.
Por sua vez, o Al Mayadeen é um canal de notícias árabe independente que está no ar desde junho de 2012.
Apesar do pouco tempo no ar, é considerada uma das emissoras de televisão mais influentes e difundidas na área e um espaço de convergência, diálogo e interação.
mgt / ebr/glmv