Por ocasião do 62ú aniversário da Agência Latino-Americana de Informação, o chefe do bloco de integração transmitiu um agradecimento a todo o seu grupo de trabalho, em uma mensagem postada em sua conta na rede social Twitter.
‘Nossa mais sincera homenagem a @PrensaLatina_cu na comemoração de seu sexagésimo segundo aniversário. Seu trabalho diário é um exemplo vivo da luta essencial pela verdade. Um abraço fraterno e reconhecimento a seus trabalhadores’, escreveu Llorenti na plataforma de comunicação.
Em 16 de junho de 1959, surgiu em Havana a primeira mídia alternativa do continente americano contra os grandes monopólios da informação.
A Prensa Latina nasceu no calor da chamada Operação Verdade, dada a necessidade de transmitir a realidade de Cuba em face da campanha midiática para deslegitimar a nascente Revolução.
Irrompeu como uma voz independente de Nossa América, na opinião do líder histórico cubano Fidel Castro, que incentivou sua criação junto com o Comandante Ernesto Che Guevara, o jornalista argentino Ricardo Masetti e outros colegas latino-americanos e insulares.
mem / wup / hb