O acordo foi alcançado em uma reunião no dia anterior, liderada pelo Secretário de Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, e a Secretária de Segurança e Proteção do Cidadão, Rosa Icela Rodriguez, com o Secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas.
Seu colega Ebrard enfatizou a vontade do governo mexicano de cooperar para enfrentar o fenômeno migratório junto a os países da região.
A reunião discutiu a visão compartilhada de atenção às causas que ambas as administrações têm para abordar o fenômeno migratório, acrescenta.
A nota do Ministério das Relações Exteriores não dá detalhes de outros acordos e planos para normalizar o fluxo migratório e conclui com um relatório dos participantes de ambos os lados.
No caso do México, além dos dois secretários, o comissário do Instituto Nacional de Migrações, Francisco Garduño e o comandante-geral da Guarda Nacional, Luis Rodríguez Bucio, e outros funcionários civis e militares.
Para os Estados Unidos, o encarregado de negócios da embaixada no México, John Creamer, e o diretor sênior para questões transfronteiriças do Conselho Nacional de Segurança, entre outros. O visitante já retornou ao seu país.
mem/lma/bm