-ALBA-TCP destaca luta da Prensa Latina pela verdade
Em mensagens enviadas à Presidência, executivos da revista CubaPLUS e da Almayadeen, estação de televisão pan-árabe com sede no Líbano, reconheceram as contribuições do PL na defesa dos ideais revolucionários.
Seu trabalho tem sido visto em inúmeras lutas políticas em prol dos direitos de todos os povos, reconhece o texto assinado por Dominic Soave, diretor-geral de CubaPLUS.
‘Estamos extremamente satisfeitos e gratos por sempre termos tido profissionais altamente qualificados que nunca nos decepcionaram’, completa.
Enquanto isso, Ghassan Ben Jeddou, chefe da Almayadeen, elogiou a longa história da Agência Latino-americana, que ele descreveu como um meio informativo para o mundo meridional.
A Prensa Latina ‘tem uma longa história militante da qual todos aprendemos e nos orgulhamos, e como não poderia ser, tendo a grande honra de ter sido fundada pelo heroico Guerrilha Ernesto Che Guevara’, afirma a carta.
Esta obra contrasta com as difíceis circunstâncias causadas pelo bloqueio injusto e desumano imposto pelos Estados Unidos contra o povo cubano e a política de intimidação e distorção que ameaça sua Revolução, reconhece também.
Em 16 de junho de 1959, Prensa Latina nasceu no contexto do confronto entre a triunfante Revolução cubana e as campanhas de desinformação dos monopólios midiáticos da época.
A agência nasceu com uma marca latino-americanista definida e seu fundador e primeiro diretor, o jornalista argentino Jorge Ricardo Masetti, detalhou sua linha editorial de ‘objetivo, mas não imparcial’.
Atualmente, transmite mais de 400 notícias diárias em espanhol, inglês, francês, português, italiano e russo, sobre um amplo espectro de tópicos.
mem/ebr/bj