Mario Arvelo, representante permanente da República Dominicana perante as organizações da ONU sediadas nesta capital, tem possibilidades reais de ser eleito, o que será decidido perante os embaixadores Zoltán Kalman, da Hungria, e Hans Hoogeveen, da Holanda. O candidato indicado pela Conferência para um mandato de dois anos, renováveis por mais dois, substituirá o paquistanês Khalid Mehboob, no cargo desde 2017, com uma longa trajetória de trabalho na FAO e anteriormente como representante permanente alternativo de seu país. perante os três órgãos da ONU baseados em Roma.
O Conselho atua como órgão executivo da Conferência – que conta com 164 Estados membros – no período compreendido entre suas reuniões bienais em múltiplas áreas de responsabilidade, incluindo a execução do programa de trabalho e orçamento.
Esse órgão é integrado por 49 Estados membros, eleitos por um período de três anos em rodízio escalonado e sua 167ª sessão está programada para começar em 29 de junho.
A 42ª sessão da Conferência, com sessões matutinas e vespertinas em formato virtual a partir de segunda-feira, tem uma extensa programação, prolongada até dia 18, entre a qual o debate e a aprovação, no último dia do evento, do Marco Estratégico da FAO para o período 2022-2031.
Este novo plano visa apoiar a Agenda 2030 das Nações Unidas através da transformação para sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis para uma melhor produção, nutrição, ambiente e uma vida melhor, sem deixar ninguém para trás.
Nesta quinta-feira, questões administrativas, econômicas e financeiras vão chamar a atenção dos participantes, além das deliberações em torno de um projeto de Código de Conduta para Processo de Votação, entre outros aspectos.
agp / smp / fav