Para o próximo dia 17 de julho, está agendada para Luanda a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, na qual Angola assumirá a presidência rotativa da entidade.
A nomeação será presencial, salvaguardando as medidas de segurança exigidas pela pandemia de Covid-19, ratificou o chefe do Ministério das Relações Exteriores (Mirex) em diálogo mantido esta quinta-feira com o secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles.
Conforme relatado pela Mirex em Luanda, o encontro entre os dois diplomatas teve lugar em Lisboa, Portugal, onde está localizada a sede da organização.
Em declarações à imprensa, o chanceler ratificou a decisão do governo de continuar os trabalhos desenvolvidos pelas anteriores presidências da CPLP, nomeadamente no que se refere ao acordo de mobilidade, indicou aqui a chancelaria.
A presidência angolana, indica o texto, vai apostar no sector económico para que, juntamente com a liberdade de circulação, sejam os principais pilares da sua atuação.
De acordo com o ministro, o aspecto mais importante da livre circulação será a vontade política dos estados membros em ratificar o documento que permitirá a sua efetiva entrada em vigor e implementação.
Acompanhado pelo embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, e outros altos funcionários, Téte António discutiu com o secretário executivo da CPLP assuntos relacionados com a posse de Angola da presidência rotativa da entidade, referiu a fonte.
mem / mjm / hb/gdc