O site do ex-presidente Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva garantiu que Bolsonaro mente quase quatro vezes ao dia.
Isso acontece ’em um país onde uma parte considerável da população não consegue sequer fazer três refeições ao dia e acaba engolindo um ensopado de notícias falsas’, denunciou.
Aos Fatos deu seguimento às declarações do ex-militar desde o dia da sua posse como chefe de Estado, em janeiro de 2019, até 15 de junho.
Dividido em 26 temas, o arquivo da agência, segundo o portal Brasil 247, ‘é uma verdadeira viagem pelo inferno da mentira e permite ver como o Bolsonaro pisou no acelerador desde o ano passado e começou a metralhar falsidades, sem parar ‘.
As declarações oficiais do governante não são a única linha de produção de farsas utilizada na fabricação de notícias falsas (notícias falsas) e sentimentos mentirosos na internet.
Nesse caso, cita-se que no dia 12 de junho houve um grande exemplo de como funciona a indústria de invenções.
As congressistas Carla Zambelli e Bia Kicks, as principais ajudantes do presidente em mentiras, publicaram nas suas redes que havia mais de 300 mil motocicletas registadas na manifestação pró-Bolsonaro e o Livro Guinness estaria lá para verificar ‘a maior caravana de motocicletas do mundo’.
Uma expectativa foi criada e trabalhamos com o comprometimento das pessoas, acima das aparências.
Durante o evento, alguns vídeos começaram a aparecer, com enquadramentos muito específicos, e logo a internet foi invadida por perfis falsos que transmitiam o maior desfile de motocicletas do planeta.
Havia milhões na Internet, quase um trilhão. E, de acordo com a análise técnica e a contagem das motocicletas em um audiovisual, seria na verdade 6.253.
O evento do Bolsonaro em São Paulo reuniu cerca de 12 mil motociclistas, segundo estimativa da Secretaria de Segurança Pública do estado.
Desde então, Aos Fatos tem verificado os pedaços de desinformação que tentavam enganar o público, utilizando imagens de manifestações em outros países ou mesmo sugerindo que a aglomeração tinha sido registada no Livro dos Recordes do Guinness.
Reivindicada por órgãos de controle, jornalistas e assemelhados, a edição de superlativos eventos nega que tenha havido uma ‘tentativa oficial’ de marca e afirma que eventos ‘politicamente motivados’ não podem nem mesmo obter esse título.
Para o Brasil 247, como Bolsonaro mentiu 3.151 vezes desde que assumiu a presidência, a pergunta vale a pena: ele pode entrar no Guinness Book como o maior mentiroso do mundo?
agp / ocs / fav